O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), foi o palestrante desta quarta-feira (04/11) da reunião-almoço Tá na Mesa, promovido pela Federasul. O evento contou com um público muito atento, formado por vereadores, empresários, secretários municipais, dirigentes de autarquias e jornalistas que lotaram o salão do Palácio do Comércio.
Melo destacou três eixos: ação legislativa, futuro da cidade e melhoria da gestão, dando ênfase ao tema do encontro A Câmara mais próxima da cidade. Agradeceu ao presidente da Federasul, José Paulo Cairolli, o convite e em poder participar, pela segunda vez, do encontro. Observou que o êxodo rural e a busca por oportunidades nos grandes centros tem provocado um crescimento desordenado das regiões metropolitanas, o que têm causado uma série de problemas, não só para as capitais, mas também para as cidades vizinhas como mobilidade urbana, crianças de rua, o destino do lixo, entre outros.
“São questões comuns, que precisam ser enfrentadas conjuntamente. Também precisamos planejar o futuro das cidades”, sustentou. Melo disse que a Câmara vem tomando uma série de medidas que visam aproximar o Legislativo da população como a reativação da Ouvidoria e a instalação de um posto avançado da Câmara no Mercado Público onde as pessoas podem encaminhar pedidos e sugestões aos vereadores. Lembrou, ainda, que outras formas de participação têm sido através das audiências públicas, da Tribuna Popular, das frentes parlamentares e das comissões permanentes da casa.
Melo destacou que o mês de novembro será dedicado à votação da revisão do Plano Diretor. "A partir de segunda-feira, vamos votar essa lei importantíssima para a cidade. Queremos um plano economicamente viável e com sustentabilidade”, frisou. Anunciou que, logo após a votação do Plano Diretor, a Câmara estará votando o projeto para o Cais do Porto, outra prioridade deste segundo semestre.
Antes da palestra, Melo concedeu entrevista de 45 minutos à imprensa, onde fez uma espécie de balanço da sua gestão na presidência da Câmara em 2008 e 2009, destacando que a Câmara vem reduzindo despesas e aumentado os investimentos, com o corte de gastos desnecessários e de uma gestão moderna, auxiliada pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Após o almoço, o público dirigiu perguntas ao presidente da Câmara, que em 2008 havia falado sobre Porto Alegre, Uma Visão de Futuro.
(Por Vítor Bley de Moraes, Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 04/11/2009)