Grande parte delas fantasiadas, cerca de 250 crianças festejaram nesta quarta-feira (04/11), no pátio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), o HallowLixo, evento organizado anualmente próximo ao Dia das Bruxas a fim de chamar a atenção para a preservação ambiental. Nesta sétima edição, que teve como mote “Doces, travessuras e limpeza”, estiveram presentes alunos das escolas municipais de Educação Infantil Girafinha e de Ensino Fundamental Senador Pasqualini, além de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias.
Em tendas que atenuavam o calor, a criançada participou de atividades de recreação, incluindo oficinas de pintura e diversas brincadeiras com a finalidade de despertar a consciência ambiental. Assistiram a exposições montadas pelo DMLU e pelas instituições convidadas, e cantaram canções sobre a importância de evitar a poluição e preservar o clima.
Para o diretor do DMLU, Mário Moncks, o evento cumpre seu objetivo de conscientizar as crianças sobre hábitos corretos em relação ao lixo, comportamento que mais tarde é difundido na família. “Trata-se de uma união de esforços do DMLU e das instituições parceiras para promover a conscientização da comunidade”, afirma.
Os parceiros que participaram do HallowLixo são o Comando Ambiental da Brigada Militar, Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros e Banco do Brasil, que desenvolve o projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), integrado pelo DMLU.
Ao longo da tarde, houve votação para escolha do nome da escultura de grandes dimensões que representa um jacaré (oito metros de comprimento e 750 quilos) elaborada por servidores do DMLU com redes e cordas apreendidas pela BM em ações contra a pesca ilegal na Região Metropolitana de Porto Alegre. O nome escolhido para o “jacaré”, exposto no centro do pátio, foi conhecido ao final da tarde: Jacarede.
(Prefeitura de Porto Alegre, 04/11/2009)