Entulho foi largado na estrada velha de Três Vendas
O lixo retirado do Cemitério Evangélico de Três Vendas na faxina para receber os visitantes no Dia de Finados foi deixado na beira da estrada velha de Três Vendas, na localidade de Enforcados. Os restos de tijolos, coroas de flores e cisco, além de dois pedaços de madeira, que podem ser de caixão, estão jogados no barranco perto da sanga que passa na propriedade do agricultor Leandro da Rosa Santos. “Eu não estava em casa quando largaram o lixo. Se eu visse, não teria deixado”, afirma Santos. Ele salienta que trocou de lugar os quatro bovinos e o cavalo que possui de campo, pois teme que o lixo possa contaminar a água que antes era consumida pelos animais.
Um dos responsáveis pelo Cemitério Evangélico, Almiro Baumhardt, afirma que foi organizado um mutirão envolvendo 12 pessoas para limpar o campo santo. Conforme Baumhardt, o seu caminhão foi usado para transportar todo o lixo, depositado na estrada velha, o que configura um crime ambiental. “Eu não tenho nada a ver com isso. Apenas emprestei o caminhão”, frisa Baumhardt. No entanto, ele não revela quem conduziu o veículo carregado com o lixo. “Isso não tem que saber”, esconde Baumhardt.
De acordo com Baumhardt, a decisão de depositar o lixo na estrada velha foi do militar reformado Nelson Strassburger, atendendo à solicitação de um morador de Enforcados. Ontem, por telefone, Strassburger relatou que, em outra ocasião, quatro cargas de terra retiradas do cemitério foram doadas para este morador de Enforcados, que estaria preocupado com um buraco que ameaçava engolir a estrada velha. “Agora, colocamos este material lá por que ele autorizou. A maior parte é resto de construção”, observa Strassburger. Ele não soube informar o nome do morador que autorizou a colocar o lixo retirado do cemitério no local.
(Jornal do Povo, 04/11/2009)