A Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, nesta quarta-feira, 4, o 1º Simpósio de Vigilância Ambiental em Saúde relacionada à Qualidade do Ar no Município do Rio Grande. O evento acontece no auditório da Câmara de Comércio.
Segundo as informações da secretária municipal da Saúde, Zelionara Branco, o encontro está marcado para as 13h30min. O objetivo do evento é debater a qualidade do ar e sua influência na saúde da população da cidade.
O simpósio tem o apoio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg), através do Instituto de Ciências Biológicas e Instituto de Oceanografia.
Programação
13h30min – Abertura e composição da mesa
13h50min – o Programa de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à qualidade do ar - engenheiro agrônomo Salzano Barreto (Cevs)
14h20min – Estudo da genotoxicidade dos poluentes do ar na cidade de Porto Alegre (RS): bioindicador vegetal - engenheiro agrônomo Salzano Barreto (Cevs)
14h50min – Biomarcadores na avaliação do compartimento atmosférico em Rio Grande – bióloga Vera Vargas, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler-RS
15h20min - Apresentação do Vigiar no município do Rio Grande - Elizabeth Valentim Estima e Ricardo Borges da Cunha da Secretaria Municipal da Saúde
15h50min – intervalo para o café
16h - Caracterização da Poluição Ambiental em Rio Grande - professor Paulo Roberto Martins Baisch, da Furg
16h30min - Agravos à saúde e poluição ambiental – professoras da Furg, Ana Luiza Muccillo e Maria Cristina Flores Soares
17h – debates - mediador – engenheiro agrônomo Salzano Barreto
17h45min - encerramento
(Jornal Agora, 04/11/2009)