O gabinete ministerial do Nepal irá organizar uma reunião no Monte Everest para finalizar um acordo sobre o aquecimento global que está causando o derretimento das gelerias na cadeia do Himalaia, afirmaram fontes oficiais do país nesta segunda-feira (02/10).
O encontro será realizado neste mês num acampamento do monte Everest, pouco antes da conferência climática de Copenhague, no próximo mês, afirmou Deepak Bohara, ministro da Floresta e Conservação do Solo.
O primeiro-ministro do Neapal, Madhav Kumar, e outros integrantes do governo irão sobrevoar a uma altitude de 5,3 mil metros o acampamento, o ponto de partida de alpinistas que tentam escalar a maior montanha do mundo. Bohara afirmou que o encontro é uma tentativa de destacar o problema do derretimento da cobertura de gelo no Himalaia.
As geleiras estão derretendo a uma velocidade alarmante, criando lagos no lugar das vilas. O gelo derretido e a neve podem ainda tornar a rota para a montanha menos estável e mais difícil de ser seguida.
(G1 / AmbienteBrasil, 03/11/2009)