O vazamento de petróleo da estrutura de uma filial da companhia petrolífera estatal tailandesa PTTEP, no Mar de Timor, chegou nesta segunda-feira (02/11) às águas da Indonésia, colocando em perigo a biodiversidade marinha e a pesca.
O vazamento já cobre mais de 10 mil quilômetros quadrados e se aproxima da área protegida do Mar de Savu, onde vivem várias espécies ameaçadas de tartarugas, golfinhos e baleias, disse Gilly Llewellyn, responsável pela área de Oceanos da seção australiana do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês).
A região é estratégica para a Indonésia na proteção do chamado Triângulo dos Corais, que tem uma extensão de seis milhões de quilômetros quadrados entre a Ásia e a Oceania. Além disso, o óleo reduziu em 80% a atividade de 700 pescadores da província de Nusa Tenggara Oriental.
Enquanto isso e pelo segundo dia consecutivo, continuam as operações para extinguir o incêndio que teve início no dia anterior, quando as equipes tentavam frear o derramamento de óleo, já qualificado de "desastre ecológico" pela WWF. O fogo segue fora de controle.
(EFE / Folha Online, 02/11/2009)