Pelo menos onze pessoas morreram e outras duas estão desaparecidas após a passagem da tempestade tropical Mirinae pela região central do Vietnã, informaram fontes oficiais nesta terça-feira (03/11).
Dez das vítimas morreram nas inundações na província de Phu Iene e uma na província vizinha de Binh Dinh, que sofreu as piores enchentes das últimas quatro décadas.
Segundo autoridades vietnamitas, a desocupação preventiva de mais de 20 mil cidadãos das cidades litorâneas e 104 mil pescadores ajudou a salvar vidas, mas ainda se desconhece a magnitude do dano a arrozais e plantações de café.
A tempestade perdeu força em sua entrada no Vietnã, ontem, procedente das Filipinas, onde chegou como tufão e provocou cerca de 20 mortos durante o fim de semana.
A tempestade tropical tocou terra no litoral vietnamita quase um mês depois da chegada de Ketsana, outra tempestade que deixou 160 vítimas mortais em inundações e deslizamentos de terras. Ketsana também arrasou as Filipinas, inundando a capital e deixando quase 500 mortos antes de continuar a destruição no Laos e Camboja.
Os temporais, tempestades tropicais e tufões são endêmicos no Sudeste Asiático durante a estação chuvosa e a cada ano provocam centenas de mortos, mas a quantidade e potência dos últimos temporais que castigaram a região são fruto, segundo muitos especialistas, dos efeitos da mudança climática.
(Folha Online, 03/11/2009)