Com uma cerimônia de encerramento, chegou ao fim nesta sexta (30/10) o Curso de Formação dos 250 novos Analistas Ambientais que foram aprovados no concurso que o Ibama realizou neste ano. O curso foi oferecido nas áreas de Licenciamento Ambiental, Fiscalização Ambiental, Qualidade Ambiental, Gestão do Acesso e Uso dos Recursos Naturais e Informação, Educação e Inteligência Ambiental.
A economista da área de Qualidade Ambiental, Mariana Nakashima, diz que gostou do fato do curso ir se tornando mais específico com o passar do tempo. O biólogo Humberto Cotta participou do curso de Informação, Educação e Inteligência Ambiental e diz que, além de ter sido muito bem planejado, o curso ainda será fundamental para o trabalho na Diplan.
“Foi uma oportunidade única, pois conheci colegas do Brasil inteiro, troquei idéias, vivências e pude analisar com clareza os desafios da fiscalização nas unidades de descentralizadas”, conta a bióloga da área da Fiscalização no Amazonas, Brenda Moraes.
O curso teve um módulo comum, que durou 9 dias. Após, cada novo analista participou de módulos específicos da áreas de atuação. Além de aulas expositivos, houve palestras, visitas técnicas, mesas redondas e debates. Todas as Diretorias do Ibama foram representadas na cerimônia de encerramento, que ocorreu na tarde desta sexta.
(Por Olívia Florência, Ascom Ibama, 30/10/2009)