A partir desta terça-feira, 3, até 30 de novembro, acontecerá a última etapa deste ano da vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos de até 24 meses. Em Rio Grande, deverão ser imunizados em torno de 75 mil animais, o que corresponde a 47% do rebanho rio-grandino, que é de 159 mil exemplares. São animais pertencentes a 1.500 criadores.
Conforme a chefe do posto da Inspetoria Veterinária no Município, médica veterinária Maria Inês Pereira de Castro, esta é uma campanha importante porque os animais jovens têm o sistema imunológico pouco desenvolvido e precisam do reforço da vacina para criar anticorpos contra a doença.
Em torno de 600 criadores, que possuem até 50 animais cadastrados no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), receberão as doses gratuitamente do governo do Estado. Seis mil doses devem ser fornecidas para eles vacinarem seus animais. Já a maioria do produtores, terá que comprar o medicamento nas Casas Agropecuárias.
Maria Inês diz que a partir de terça-feira os criadores podem ir ao posto da Inspetoria Veterinária para pegar as doses, no caso dos cadastrados no Pronaf, ou as autorizações para compra da vacina. Este ano, atendendo às reivindicações de pecuaristas sobre a época de imunização dos rebanhos, que até 2008 ocorria em janeiro e junho, houve mudança no calendário.
Foram estabelecidas três etapas de vacinação contra a febre aftosa para este ano, visando possibilitar a mudança em 2010. Em janeiro e maio foram imunizados animais de todas as idades. Neste mês de novembro, acontecerá o reforço para os terneiros. A partir de 2010, serão só duas etapas, mas em maio e novembro, o que colocará o Estado no calendário nacional.
As três etapas deste ano são necessárias para essa mudança porque o gado não pode ficar mais de 12 meses sem vacina.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 03/11/2009)