As 24 famílias do quilombo Chácara das Rosas, de Canoas, receberam, dia 30 de outubro, o título de posse da área em que vivem há mais de 50 anos. Este é o segundo quilombo urbano regularizado no Brasil. O primeiro, da família Silva, fica em Porto Alegre. Os moradores do quilombo localizado no bairro Marechal Rondoentraram com o processo pela posse da área no Incra em 2005.
Cerca de 800 processos de regularização de territórios quilombolas circulam no Incra, 66 só no RS. "O título de posse representa a carteira de identidade da terra", disse o presidente do Incra, Rolf Hackbart.
Para a diretora de programas para comunidades tradicionais da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ivonete Carvalho, as condições de vida na comunidade deverão melhorar com a posse oficial da área. "É como se tivesse aberto uma porta para outras políticas sociais", avaliou.
A notícia de um convênio entre a Prefeitura de Canoas e a Caixa Econômica Federal para incluir os moradores da Chácara das Rosas no programa Minha Casa, Minha Vida foi o que mais animou as famílias.
(Correio do Povo, 03/11/2009)