Moradores da Capital podem receber visitantes indesejados nesta época
Trata-se do período em que os morcegos, seguindo seu ciclo migratório, retornam à cidade para a reprodução. Por mais repulsa e medo que provoquem, o apelo da prefeitura é para que as pessoas não matem esses animais.
Quem alerta para o aumento do número de morcegos em Porto Alegre é a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Devido à elevação da temperatura e à multiplicação dos insetos, eles poderão ser mais vistos à noite, quando deixam seus esconderijos para caçar. Como será maior a chance da população deparar com eles, a Smam orienta o comportamento a ser adotado.
– Esses animais são protegidos por lei, é crime matá-los! O único risco que oferecem é no caso de haver contato com as fezes deles. Para a limpeza dos locais onde eles estiveram, deve-se usar máscaras, luvas e uma solução de água sanitária e água – explica a coordenadora da Equipe de Fauna Silvestre da Smam, bióloga Soraya Ribeiro.
Os morcegos usam persianas, telhados e forros como abrigo. De hábitos noturnos, entram por orifícios minúsculos e se alimentam sempre após o pôr do sol. Alguns escolhem frutas ou néctar, enquanto outros ingerem mosquitos e baratas.
Soraya avisa que se deve vedar aberturas nas janelas, aparelhos de ar-condicionado e espaços entre telhas para impedir que se abriguem. A época ideal para vedações definitivas de telhado seria entre os meses de abril e agosto, após a reprodução, quando os animais já realizaram as migrações para fora da Capital.
– Só se fala em exterminar, seja morcego ou abelhas. Mas temos de lembrar que eles cumprem uma função ambiental. Caso o animal tenha entrado em casa, basta manter uma janela ou porta aberta para que ele saia outra vez – afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia.
Saiba mais
O QUE FAZER:
- Se entrar na residência, apague as luzes, deixe o local aberto para que o animal saia por si ou ponha-o para fora, evitando contato direto
- Para prevenir, vede frestas maiores que 1,5 centímetro com espumas, massa de calafetação, telas ou passarinheiras
- Caixas d’água devem estar bem cobertas
O QUE NÃO FAZER:
- Não mate morcegos. Além de prestarem serviço gratuito útil à sociedade, como a regeneração de florestas e controle de pragas, nem todos causam doenças
- Não toque em morcegos sem proteção, eles mordem para se defender
- Não coloque venenos. Pode haver risco de contaminar sua caixa de água e ocorrer acidentes com crianças e animais domésticos
MAIS INFORMAÇÕES:
- Smam – Setor de Conservação da Fauna Silvestre
- Telefone: (51) 3289-7517
- e-mail: faunasilvestre@smam. prefpoa.com.br
(Zero Hora, 02/11/2009)