Vazamento a 250 km do litoral da Austrália já dura dois meses. Maré negra ameaça maior parque marinho do Sudeste Asiático
As duas plataformas petrolíferas da companhia PTTEP Australasia que estavam derramando petróleo no Mar do Timor pegaram fogo neste domingo (01/11) após dois meses de tentativas fracassadas para tapar o poço. A PTTEP Australasia, propriedade da estatal tailandesa PTT Exploration+ & Exploration, informou que retirou todo seu pessoal não essencial de ambas as plataformas, situadas a cerca de 250 quilômetros do litoral da Austrália, por causa dos incêndios.
O vazamento de petróleo na jazida de West Triton, a cerca de 2.600 metros de profundidade, começou em 21 de agosto. A companhia PTTEP Australasia gastou cerca de US$ 162 milhões em operações frustradas para o bloqueio do poço, realizadas por cerca de 300 trabalhadores.
O poço já derramou o equivalente a 28 mil barris de petróleo, o que forma uma extensa maré negra que ameaça a sobrevivência do maior parque marinho do Sudeste Asiático, habitat e rota migratória de baleias, tartarugas e golfinhos. O vazamentos ameaça também a segurança alimentar da província indonésia de Nusa Tenggara Oriental, uma das regiões mais pobres do arquipélago e que depende fortemente da pesca.
(G1, com informações de agências internacionais, 01/11/2009)