Províncias do Pampa e Córdoba estão em situação mais grave
Uma forte estiagem atinge 90% do território da Argentina, situação que foi agravada em algumas províncias por diversos focos de incêndios florestais. Em situação mais grave estão as províncias do Pampa e Córdoba, onde milhares de famílias enfrentam temperaturas superiores a 30°C e falta de água.
A cidade turística de Vila Carlos Paz, em Córdoba, teve de racionar o consumo de água. Em San Miguel de Tucumán, onde os rios e os diques estão 50% abaixo do nível normal, os habitantes aguardam pela chuva há sete meses e em San Luis, a escassez de água persiste desde fevereiro.
Em San Luis, o sistema elétrico entrou em estado de emergência pelo fogo e os fortes ventos. Em Catamarca, mais de 500 hectares foram destruídos pelo fogo neste final de semana. Nem só a falta de chuva está trazendo problemas à Argentina.
Por causa das intensas chuvas no Brasil, o nível do Rio Paraná aumentou, deixando milhares de famílias ribeirinhas desabrigadas na província de Chaco. Na última quinta-feira (29/10), um jovem de 17 anos morreu afogado em uma região inundada ao cair do cavalo.
(EFE / Zerohora.com.br, 01/11/2009)