A Afubra comemorou o resultado da sua parceria com o Rotary Cachoeira do Sul no projeto de recolhimento ontem do óleo de fritura junto às escolas da cidade. Foram recolhidos 882 litros de óleo no total, produto que polui o meio ambiente e será transformado em biodiesel em uma usina da Afubra. Conforme indicam os especialistas, cada litro de óleo polui 1 milhão de litros de água. Se essa quantidade fosse despejada pelas pias dos cachoeirenses, por exemplo, poluiria 882 milhões de litros de água do Rio Jacuí.
Ontem pela manhã, na escola Juvêncio Soares, foi realizada a primeira coleta do óleo de fritura recolhido pelos alunos, professores e funcionários, dentro do programa de reciclagem de óleos saturados que a Afubra desenvolve em alguns municípios do Rio Grande do Sul. Com a presença do vice-presidente da Afubra e coordenador do programa, Heitor Álvaro Petry, do major Francisco de Paula Vargas Júnior, comandante de Brigada Militar do município e presidente do Rotary, da diretora da escola, professora Juciara Ferreira Pereira, do gerente da Agro-Comercial Afubra de Cachoeira do Sul, Fábio Renato da Silva, e dos alunos e professores, só naquela escola foram recolhidos 225 litros. Em todo o município, 30 escolas estão envolvidas.
MULTIPLICAÇÃO - O vice-presidente da Afubra destacou o rápido resultado obtido com a parceria em Cachoeira do Sul. “Assinamos o convênio na metade de setembro e hoje já recolhemos esta grande quantidade de óleo. Isso demonstra a conscientização da comunidade cachoeirense e nos anima em trabalhar ainda mais neste e nos outros projetos de preservação ambiental que a Afubra mantém”, garantiu Petry. No encontro também foi destacada a importância da multiplicação do conhecimento sobre a importância de recolher o óleo. “Cada um leva o projeto para a sua casa, ou seja, podemos multiplicar em muito o número de pessoas que estão envolvidas”, disse o major.
(Jornal do Povo, 29/10/2009)