O presidente da Assembléia Legislativa, Ivar Pavan (PT), recebeu em audiência nesta quinta-feira (29/10) comitiva de agricultores familiares da região de Encruzilhada do Sul. Eles entregaram uma carta explicitando a situação de desagrado dos pequenos agricultores em relação ao plantio abusivo de eucaliptos na região.
Segundo eles, faltam políticas públicas de incentivo a agricultura familiar, que, na região, é deixada à margem em detrimento dos interesses das grandes empresas responsáveis pela extração do eucalipto, que recebem isenções fiscais e outros benefícios. “A falta de segurança já virou situação de calamidade, acarretada pelo desemprego em decorrência da expulsão do homem do campo. O fato é que os eucaliptos se espalham frondosamente, tornando escassa a água e dificultando o plantio de culturas diferentes”, analisou Neoro Pereira da Silva.
Pavan se mostrou preocupado com a quantidade dos chamados “desertos verdes” na região, e indicou a importância de uma organização articulada entre os movimentos interessados para que a demanda tenha resultados objetivos. “Trata-se de um movimento amplo, que abrange muitos municípios e trata de um tema muito delicado. O governo, de sua parte, não pode simplesmente fechar os olhos para os problemas que acontecem com o pequeno agricultor, que fica desamparado em meio a um mar de grandes corporações”, finalizou Pavan.
Feira
A Carta de Encruzilhada, entregue ao presidente da Casa, é resultado de reunião realizada por entidades e associações de agricultores da região, em 26 de setembro. A comitiva solicitou que a mesma seja lida em Plenário. Reivindicou, também, um maior debate sobre o PL 149/2009, que dispõe sobre o Código Estadual do Meio Ambiente. Finalmente, foi entregue convite para a 4ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populaures, que será realizada nos dias 21 e 22 de novembro em Canguçú.
(Por Gilmar Eitelwein, Ascom AL-RS, 29/10/2009)