O Programa Bota Fora, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), deverá atender 190 comunidades em 2009. De março a setembro, a ação que combina serviço com conscientização no combate aos focos de lixo atendeu 164 vilas populares de Porto Alegre, com uma média que supera uma vila por dia de trabalho.
Em sete meses, foram removidas cerca de 1.640 toneladas de entulhos, material que os moradores não conseguem encaminhar normalmente nem à coleta domiciliar nem à coleta seletiva. A programação até o final do ano prevê o atendimento a mais 26 vilas. A atividade das equipes será retomada terça-feira, 3, no bairro Rubem Berta, onde estarão até sexta-feira, 6, nas vilas Morada do Sol, Parque das Laranjeiras, Santa Fé 2 e Vista Alegre.
Educação e consciência
Neste trabalho, é fundamental a atuação da Assessoria Comunitária (Asscom), que divulga o programa nas comunidades às vésperas da chegada da equipe operacional, com a distribuição de folhetos com informações e uso de carro-som. A tarefa da Asscom não se resume, porém, a divulgar a iniciativa. Consiste em atuar na conscientização das comunidades, tanto nos bairros centrais como nas regiões periféricas.
Um bom exemplo é o trabalho realizado em setembro na comunidade da Glorinha (bairro Glória), onde os servidores, auxiliados por moradores, eliminaram um foco de lixo junto ao muro da rua Capristano de Abreu, produzindo um painel com pinturas e mensagens de conscientização, onde se destaca uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes.
Para assinalar a transformação de um local onde era constante o acúmulo de lixo em um novo ponto de encontro da comunidade, com jardim, bancos e uma pequena gruta para abrigar a estátua da santa, realizou-se uma missa campal na manhã do dia 24 de outubro. Participaram integrantes da comunidade, representantes da Associação de Moradores da Glorinha e a equipe da Asscom, representando o DMLU.
(Prefeitura de Porto Alegre, 29/10/2009)