Com o objetivo de preservar a vida dos bugios ruivos, animais silvestres ameaçados de extinção, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e o Programa Macacos Urbanos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), instalaram uma ponte na Estrada de Taquara, número 220.
A estrada da Taquara secciona um importante corredor de fauna, ligando o morro São Pedro ao Lami. "O uso de pontes de cordas para transposição de vias já vem sendo utilizado como maneira efetiva para evitar choques em redes elétricas e atropelamentos" esclarece a coordenadora da Equipe de Fauna Silvestre da Smam, bióloga Soraya Ribeiro. Afirma que a intenção é amenizar esses acidentes e continuar preservando esses animais que fazem parte da cultura gaúcha.
Na Zona Sul de Porto Alegre existem bandos de bugios-ruivos, que se alimentam de frutas e folhas. Muitos deles foram sacrificados por preconceito devido à febre amarela. Segundo o titular da Smam, Professor Garcia, é importante explicar às pessoas que a presença dos bugios serve de alerta, pois eles não são transmissores da doença, mas vítimas como o ser humano.
(Prefeitura de Porto Alegre, 29/10/2009)