A Escola Juvêncio Soares servirá de ponto de partida para o mutirão de recolhimento do óleo de fritura do Programa de Reciclagem de Óleos Saturados que a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) desenvolve em alguns municípios do Rio Grande do Sul. Com a presença do vice-presidente da Afubra e coordenador do programa, Heitor Álvaro Petry, e do major Francisco Vargas, comandante da Brigada Militar e presidente do Rotary Club Zona Alta, cerca de 600 litros serão recolhidos, provenientes das 30 escolas envolvidas.
O Projeto do Óleo Saturado foi lançado em março de 2009, num primeiro plano, nos municípios da região de atuação do Verde é Vida de Santa Cruz do Sul, Camaquã, São Lourenço do Sul e Canguçu. Com a intensa procura, o trabalho foi estendido para outros municípios e aberto para diferentes educandários. Atualmente, são 170 estabelecimentos de ensino envolvidos.
Por meio do Programa de Reciclagem, a Afubra visa contribuir na preservação do meio ambiente, de forma a educar as pessoas ao correto destino no óleo de fritura, prevendo um prêmio financeiro às escolas, já que para cada litro de óleo recolhido a entidade irá repassar um crédito R$ 0,50 sob forma de cheque-bônus. “Além de contribuirmos com o meio ambiente ao evitarmos que o óleo seja despejado nos ralos que poluirão solo e água, promovemos a conscientização de alunos, professores e comunidade em geral e ainda auxiliamos as escolas financeiramente”, explica Petry. Os cheques serão entregues em novembro.
Escolas
Até o momento, a entidade já recebeu cerca de 8 mil litros de óleo de fritura que estão armazenados no Pavilhão da Bioenergia, localizado no Parque da Expoagro. “Deste número, nem tudo chegou a nós via escola. Alguns litros são doações de pessoas e empresas. A Afubra só irá fazer o repasse financeiro às escolas e por isso incentivamos a todos que queiram dar ao seu óleo de fritura o destino adequado que procurem a escola de sua preferência”, destaca Petry.
Três perguntas sobre
Programa da Afubra de recolhimento de óleo de fritura
O que a Afubra vai fazer com tanto óleo?
Todo o óleo armazenado será transformado em biodiesel. Para isso, a Afubra já adquiriu a Usina de Processamento. “A expectativa é de recolher até o fim de novembro, quando encerra este primeiro ano do projeto, cerca de 10 mil litros de óleo saturado”, revela o vice-presidente Heitor Petry.
Desde quando Cachoeira participa do projeto?
Em Cachoeira do Sul, o programa ocorre desde 14 de setembro em parceria com o Rotary Club Zona Alta e envolve mais de 14 mil pessoas entre alunos, professores e funcionários das 30 escolas que aderiram. Segundo o gerente da Agrocomercial Afubra de Cachoeira do Sul, Fábio Renato da Silva, a parceria com o Rotary Club Zona Alta movimentou o município. “Até o momento, já realizamos cinco palestras de incentivo e informação sobre o Projeto, com as quais atingimos mais de 300 pessoas”, revela o gerente ao frisar a importância da parceria com o Rotary.
Como participar?
Os municípios da região e escolas interessados em fazer parte do programa podem entrar em contato com a Afubra pelo e-mail bioenergia@afubra.com.br ou pelo telefone (51) 3713-7740.
(Por Oneide Teixeira, Jornal do Povo, 29/10/2009)