Estudantes das séries iniciais de 15 escolas da rede municipal de Santa Cruz do Sul estão envolvidos, desde ontem, na oitava mostra do projeto Cultivando Cidadãos. Eles apresentam trabalhos práticos dentro do tema Ar, Água e Terra, Corpo Humano, Insetos e Energia.
A mostra, que acontece no auditório central da Unisc, reúne 29 trabalhos. Conforme uma das coordenadoras, a professora Izabel Leão, em junho os professores de Ciências participaram de um curso de capacitação envolvendo a problemática do lixo. A partir daí, desenvolveram os projetos com seus alunos. Ontem, durante todo o dia, cada escola teve espaço para apresentar suas iniciativas, trabalho que segue na tarde de hoje.
Com o uso de data show, os grupos mostram seus projetos científicos para uma plateia muito atenta. Eles envolvem temas como alimentação saudável, higiene, confecção de brinquedos com sucatas, reciclagem de papel, reaproveitamento de garrafas pet, lixo orgânico e outros.
Nos intervalos, há tempo para o lanche e até para mostrar talentos. Sem nenhuma timidez, Ana Tamires Raincke, de 5 anos, da Escola Felipe Becker, de Alto Paredão, pegou o microfone e apresentou um dos sucessos da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano. Ela acha, no entanto, que não vai ser cantora. “Quero mesmo é ser dentista”, explicou.
Garrafas
Alexandre dos Santos, de 10 anos, também da Felipe Becker, disse que seu grupo optou por confeccionar pufes com garrafas pet. Elas são presas com fitas adesivas, recebem um pedaço de espuma e uma capa de tecido. “Com nove garrafas, dá para fazer um banquinho. E elas não vão poluir os arroios”, ensinou.
Aproveitando as comemorações dos 200 anos de nascimento de Charles Darwin, a mostra homenageou o cientista que criou a teoria da Origem das Espécies através da Seleção Natural. Na entrada do auditório, foi colocada a Árvore da Vida, confeccionada pelo artista plástico Alceo da Costa. Nela, cada participante afixou uma mensagem de preservação ambiental. Elas foram escritas em papel reciclado, confeccionado pelos alunos das escolas Guido Herberts e Dona Leopoldina.
Consciência
Izabel Leão disse que o projeto objetiva ampliar a consciência ecológica. Mas a abrangência é muito maior, pois os alunos apresentam seus trabalhos de forma oral e escrita. Além disso, existe uma integração social muito importante. A mostra é realizada a partir de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e Dupont do Brasil, com apoio da Unisc-Escola e O Boticário.
(Por José Augusto Borowsky, Gazeta do Sul, 28/10/2009)