O replantio de mudas nativas se tornará mais fácil nas margens do Rio Jacuí, pelo menos para aqueles proprietários de terras interessados em recompor a mata ciliar. Apresentado pela mineradora de areia Somar ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí, o projeto Elo Verde foi aprovado e começa a ganhar forma. Para participar, o proprietário de terra deverá procurar o Comitê, através do telefone (51) 3731 3744 ou do e-mail baixojacui@yahoo.com.br, que fará a ligação entre os interessados e a empresa Somar – Sociedade Mineradora.
À mineradora, caberá todo o apoio técnico para o plantio. Depois o biólogo da empresa, Marco Aurélio Haussen, também ajudará na manutenção dos canteiros experimentais, através de dicas e cuidados relativos à forma e à frequência de irrigação, controle de pragas e outros. “Usaremos a experiência que já temos em replantio, por meio do Projeto Margens Vivas, desenvolvido por nós desde 2003, para ajudar esses proprietários de terras a recompor a mata ciliar”, resume a diretora-executiva da empresa, Veronica Della Mea.
A Somar, que está há 25 anos no mercado com a extração de areia no Jacuí, também mantém o projeto Margens Vivas, com foco na educação ambiental e no replantio de mata nativa em áreas ribeirinhas de municípios que integram a bacia hidrográfica do Baixo Jacuí. Criada em 2003, a ação tem como parceiros o Grupo Ecológico S.O.S Jacuí e a HAR – Engenharia e Meio Ambiente Ltda. Através dela, já foram replantadas milhares de árvores no leito do principal rio do Estado. Entre as atividades do Margens Vivas, está a criação do primeiro arboreto didático do país em uma escola, o Instituto Estadual de Educação, em São Jerônimo. Na coleção de plantas em cultivo, inaugurada neste ano, crianças e adolescentes têm aulas práticas de educação ambiental e conservação de espécies.
Municípios do Comitê
Agudo, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, Charqueadas, Dom Feliciano, Dona Francisca, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Faxinal do Soturno, General Câmara, Ibarama, Ivorá, Júlio de Castilhos, Lagoa Bonita do Sul, Mariana Pimentel, Minas do Leão, Montenegro, Nova Palma, Novo Cabrais, Passo do Sobrado, Passa Sete, Pantano Grande, Pinhal Grande, Restinga Seca, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santana da Boa Vista, São Jerônimo, São João do Polêsine, Sertão Santana, Silveira Martins, Sobradinho, Triunfo, Vale Verde.
(Gazeta do Sul, 27/10/2009)