Cerca de 5 mil residências, principalmente das zonas mais altas da cidade, ficaram sem água ontem por algumas horas. O sacrifício, no entanto, foi por uma boa causa. A Corsan instalou um novo transformador junto ao Lago Dourado, em Santa Cruz do Sul, para dar mais segurança ao seu sistema de captação e distribuição.
De acordo com o gerente da companhia, Luís Fernando Barbosa, o trabalho começou às 8 horas e foi encerrado às 11h30. Nesse período, o sistema de captação e bombeamento de água do lago para a Estação de Tratamento (ETA) da Rua da Pedreira ficou desligado. Como o consumo permaneceu inalterado, a reservagem caiu muito e veio o desabastecimento.
Com a retomada da produção, por volta do meio-dia, o sistema voltou a operar. Às 15 horas, metade das residências já estava abastecida. Antes das 18 horas, a água chegou aos pontos mais distantes. Barbosa salientou que o novo transformador, de 1.000 kWa, dá mais segurança ao sistema de captação e de bombeado do lago até a ETA. Com a chegada do verão, quando o consumo aumenta, disse que a Corsan estará preparada para atender a comunidade de forma tranquila.
Ele destacou que a companhia, nos últimos meses, conseguiu resolver em boa parte os problemas de vazamento que incomodavam a comunidade. Os registros acumulados, que antes chegavam a uma média de 80, hoje ficam entre oito e dez casos, o que garante uma solução mais rápida. “Nosso trabalho tem recebido retorno positivo da população”, frisou.
Obras
Ainda anunciou que, em duas semanas, a empreiteira Giovanella, vencedora da licitação, iniciará obras na Avenida Leo Kraether. A região receberá um reservatório de 250 metros cúbicos e uma rede de distribuição com 5,5 quilômetros. O projeto garantirá água para residências e oito loteamentos que estão implantados ou em fase de implantação nas proximidades da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O trabalho estará concluído em até quatro meses.
Também prossegue a substituição de 4,1 quilômetros de redes antigas (de ferro) por tubos flexíveis. Para evitar danos à pavimentação, a tubulação está sendo colocada nas calçadas. A atividade deve estender-se até dezembro e atingirá vários pontos da cidade.
(Por José Augusto Borowsky, Gazeta do Sul, 27/10/2009)