A Missão do Estado em Israel, chefiada pelo secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), Márcio Biolchi, iniciou sua agenda no domingo (24). Pela manhã, a comitiva esteve em Jerusalém para reunião no Ministério da Indústria, Comércio e Trabalho.
O objetivo do encontro foi debater projetos na área de energia e a atração de investimentos, onde mereceu atenção o aproveitamento da água. Situado em uma região de pouca chuva e com solo árido, Israel tem 75% da água despejada no esgoto e reaproveitada na irrigação de plantações. Também o sistema de dessalinização foi desenvolvido em Israel, tornando potável a água do mar.
À tarde, o grupo esteve em Rishon Letzion, em visita à empresa Runcom, que desenvolveu o Wimax (sistema de comunicação que permite a integração de dados, voz e imagem, com a vantagem da mobilidade). Após, o grupo pode assistir à palestra do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Israel-Brasil, Shmuel Yereshalmi, sobre incubadoras tecnológicas. Yereshalmi trabalhou por 18 anos na concepção, implantação e gerenciamento das incubadoras e relatou sua experiência à comitiva.
A partir de 1991, Israel recebeu 1 milhão de judeus da antiga União Soviética. A maioria tinha grande experiência e conhecimento científico e se tornou essencial para consolidar o pioneirismo tecnológico implementado em Israel.
(Governo do RS, 26/10/2009)