A senadora Marina Silva (PV-AC), ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, inicia nesta segunda (26/10) uma visita de dois dias a Washington em que falará da agenda ambiental brasileira no centro de estudos Woodrow Wilson e em evento na Câmara dos Representantes (deputados federais) dos EUA.
Pela manhã, Marina encontra formadores de opinião norte-americanos para discutir a tramitação no Senado dos EUA da ousada lei ambiental proposta pelo presidente Barack Obama. Depois, participa da mesa-redonda "O Caminho para Copenhague -Perspectivas do Brasil, da China e da Índia".
Da discussão, cujo tema é a reunião sobre mudança climática marcada para dezembro na Dinamarca, participam Kenneth Lieberthal, ex-membro do Conselho de Segurança Nacional de Bill Clinton e hoje no centro de pensamento Brookings, e Raymond Vickery Jr., ex-secretário-assistente de Comércio clintonista, hoje no escritório Albright Stonebridge. O mesmo tema será tratado no dia seguinte, no Congresso, só por Marina. Pré-candidata ao Planalto, a senadora chega a 3% das intenções de voto na pesquisa Datafolha mais recente.
(Folha de S. Paulo, 26/10/2009)