Atendendo a termo de compromisso firmado com o Ministério Público, a prefeitura apresentou recentemente diagnóstico que visa a implantação do Projeto Corredor Ecológico, que prevê a recuperação da bacia e da mata ciliar do Rio Taquari. O levantamento foi feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio de vistorias nas propriedades localizadas às margens do rio.
“O levantamento permitirá ao MP ajustar com os proprietários ou usuários dos locais a execução dos pareceres técnicos individuais de implantação do Corredor Ecológico a serem elaborados pelo município. As medidas atenderão ao desenvolvimento sustentável e à finalidade social da propriedade”, explica a titular da Sema, Simone Schneider. A fiscalização da execução das medidas ficará a cargo do município, Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), Emater e Grupo de Policiamento Ambiental. Já o MP coordenará o cumprimento do acordo.
Demanda histórica
A promotora de Justiça da Comarca de Estrela, Mônica Maranghelli de Ávila, que coordena o projeto do Corredor Ecológico, destaca que a preservação da mata ciliar é uma discussão de pelo menos 30 anos, porém intensificada na região a partir de 2001.
(O Informativo, 26/10/2009)