No último sábado (24/10), a Câmara Municipal foi sede do Seminário sobre Soberania Alimentar. O plenário ficou lotado, quando a filósofa Sônia Felipe falou sobre algumas práticas abusivas contra os animais. Ela é doutora em Filosofia Moral e Teoria Política pela Universidade de Konstanz, Alemanha, professora da graduação e pós-graduação em Filosofia, e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.
Ela orienta dissertações e teses nas áreas de teorias da justiça, ética animal e ética ambiental. Também atua como pesquisadora permanente do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, é membro do Bioethics Institute da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e autora de "Ética e Experimentação Animal: Fundamentos Abolicionistas" e "Por uma Questão de Princípios".
O seminário foi promovido pelo Grupo de Abolição do Especismo e contou com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (AOB), seção do Rio Grande do Sul, subseção do Rio Grande, da Câmara Municipal do Rio Grande e da Caixa Econômica Federal (CEF). A Ética Animal foi o tema central do debate, que teve como objetivo proporcionar uma nova visão quanto às práticas e aos hábitos tidos como convencionais pela sociedade em geral o que, segundo os organizadores, afeta diretamente os direitos dos animais.
(Jornal Agora, 26/10/2009)