O presidente do Turismo de Portugal, Luis Patrão, manifestou nesta quinta-feira (22/10), em Madri, ao secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai, a vontade de Portugal liderar o debate internacional da sustentabilidade no setor do turismo.
Segundo fonte do Turismo de Portugal, o secretário-geral da OMT "mostrou-se muito receptivo à vontade, manifestada por Portugal, de desenvolver atividades pioneiras em matéria de sustentabilidade no Turismo".
O Turismo de Portugal cita que a sustentabilidade no turismo permite "gerar novas práticas a nível ambiental, social e econômico" que sejam partilhadas e implementadas pelos principais operadores internacionais do setor. O Turismo de Portugal apresentou recentemente o seu Relatório de Sustentabilidade que constitui, a par do que foi produzido pela autoridade turística da Suécia, o primeiro documento do gênero no setor a nível mundial.
Luis Patrão esteve reunido com o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, em Madri, durante o congresso internacional de gastronomia e vinhos Millésime Madrid, que termina nesta quinta. "A criação e adoção de políticas de sustentabilidade no setor são objetivos que Portugal já tem vindo a perseguir também junto da OCDE, participando no Comitê de Turismo daquela organização", afirmou fonte do Turismo de Portugal.
Portugal tem contribuído neste fórum para a integração da temática da sustentabilidade nas políticas nacionais de Turismo em destinos turísticos maduros, com enfoque nas alterações climáticas, concluiu.
(Lusa / UOL, 22/10/2009)