A governadora Yeda Crusius sancionou a Lei 13.267, de autoria do Executivo, que permite a contratação emergencial, por um ano, de 24 servidores para a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS). O texto, que está publicado no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira e foi aprovado pela Assembleia Legislativa (AL) por 49 votos favoráveis e um contrário. A contratação é motivada pela necessidade de admissão de pessoal visando à rápida realização de diagnóstico do vírus Influenza A (H1N1), pela FEPPS. Os salários variam de R$ 1.907,40 a R$ 715,40.
Ao todo, serão dez bioquímicos; dez auxiliares de laboratório, e quatro agentes administrativos, e a justificativa é que os técnicos vão permitir o funcionamento 24 horas e a liberação de dois mil testes em um dia. A FEPPS foi criada em 1994, a partir da fusão de cinco departamentos: Laboratório Central de Saúde Pública do Estado; Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul; Centro de Informação Toxicológica, Hemocentro de Estado do Rio Grande do Sul, e o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A FEPPS serve de referência à vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul, produz medicamentos, produtos e serviços relacionados à saúde, com fornecimento prioritário ao SUS. Também apoia programas de saúde, realiza pesquisa e desenvolvimento, assessora projetos e proporciona treinamento a estudantes e técnicos.
Os servidores são capacitados para teste e diagnóstico laboratorial de agravos como: febre amarela, leishmaniose, dengue, hantavírus, e por último, o vírus Influenza A H1N1, diagnósticos laboratoriais que o IPB-Lacen não enfrentava anteriormente.
"Precisamos ter técnicos que possam, de forma rápida e segura, realizar exames e efetuar diagnóstico para o pronto atendimento aos pacientes. Hoje existe um aumento nas demandas, enquanto o quadro de servidores é reduzido", destacou a governadora Yeda Crusius, atribuindo a isso a necessidade de contração de novos técnicos.
(Jornal Agora, 23/10/2009)