O cultivo da cana-de-açúcar como uma alternativa de produção agrícola em São Jerônimo será tratada em audiência pública nesta sexta-feira (23/10), na Câmara de Vereadores do município. A partir das 17h, pesquisadores e representantes de entidades ligadas à cultura abordarão o assunto com vistas a incentivar o plantio na região Carbonífera. O evento é organizado com o apoio do líder do PP na Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito.
Entre os palestrantes estão o chefe da Divisão de Pesquisa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), José Ricardo Pfeifer Silveira, e o representante da Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Derivados no RS (Aprodecana), Carlos Fernado Andrade. O vice-presidente da Afubra, Heitor Álvaro Petry, também estará presente no evento. A entidade que congrega os fumicultores do país desenvolve projetos visando a diversificação de cultura.
O assunto foi levado ao deputado Brito ainda em agosto, quando os vereadores Artur dos Santos (PP), Clóvis José da Silva (PT), Amaro Vanti de Azevedo (PDT) e Aires Rosa Dal’Osto (PSDB) estiveram na Assembleia Legislativa. Na oportunidade, os vereadores solicitaram apoio para implantação de projetos voltados ao cultivo da cana-de-açúcar em São Jerônimo. O município está incluído no zoneamento agroclimático para a cultura no RS, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Ao todo, 212 municípios gaúchos foram incluídos no zoneamento, divulgado em abril deste ano pelo governo federal. “O Estado cultiva hoje 35 mil hectares de cana-de-açúcar, mas apenas 3 mil hectares são dedicados à produção de etanol, o que resulta entre 6 e 8 milhões de litros por ano. Este volume é inferior a 1% da demanda anual do RS”, compara Brito.
Também foram convidados a participar da audiência representantes de prefeituras, câmaras de vereadores, sindicatos rurais, Emater e demais órgãos públicos e entidades da região Carbonífera.
(Por Joana Colussi, Ascom AL-RS, 22/10/2009)