Representantes do bairro Mário Quintana apresentaram nesta quinta-feira (22/10) na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara reivindicação sobre compensação ambiental de empreendimento imobiliário que será instalado próximo das avenidas Protásio Alves e Manoel Elias. Conforme Marisa Kreusberg e Luís Berres, pelo projeto aprovado pela Prefeitura, a empresa Rossi, responsável pelo empreendimento, fará a revitalização de uma praça próxima ao Estádio Olímpico (Praça Jornal do Comércio). Os moradores, porém, defendem que a compensação ambiental ocorra na própria região, com a construção ou revitalização de uma praça no próprio bairro Mário Quintana.
"Temos um dos maiores índices de carência na região e nos surpreende que a compensação vá para outra área, distante da nossa comunidade. A Smam também não discutiu com a comunidade, apenas comunicou onde seria feita a compensação." Conforme ele, o valor da compensação chega a R$ 200 mil. "Moro a duas quadras do empreendimento e meu filho não tem uma praça para brincar", afirmou Marisa.
Cibele do Carmo, que representou a Smam, disse que a Prefeitura está aberta ao diálogo e que dispõe de duas áreas no bairro Mário Quintana que podem abrigar uma praça. As áreas estão situadas na rua Itapuã com Beco 1 e no local conhecido como Praça Ervori Rodrigues. Além destes locais. Cibele pediu que a própria comunidade apresente sugestões de áreas para instalação de uma praça.
Participaram da reunião os vereadores Carlos Todeschini (PT, presidente da Cosmam), Beto Moesch (PP) e Dr. Raul (PMDB), que apoiaram a iniciativa da comunidade em reivindicar a compensação ambiental.
(Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 22/10/2009)