Confirmada para dia 28 de outubro a audiência pública requerida pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB), presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, para avaliar o Programa Microbacias 2. O governo fará uma prestação de contas das atividades desenvolvidas durante a atual edição e trazer para a apreciação do Legislativo os números do projeto. “É um Programa de 150 milhões de dólares e o nosso dever é acompanhar de perto a aplicação destes recursos”, destaca Peninha.
O Microbacias é financiado em parte pelo Banco Mundial e trabalha na recuperação ambiental e no apoio aos pequenos agricultores familiares com renda de até dois salários mínimos por mês. Atualmente, são atendidas 105 mil famílias de Santa Catarina.
Além de analisar os resultados obtidos até agora, na audiência, os deputados vão discutir a continuidade do projeto. Está prevista para 2010 a renovação do contrato de financiamento entre governo e o Banco Internacional de Desenvolvimento (BIRD). Foram convidados para falar no encontro o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antônio Ceron, o secretário executivo do Microbacias 2, Athos de Almeida Lopes, e representantes do BIRD e técnicos.
(Por Eli Camargo, Gabinete do deputado / Ascom Alesc, 21/10/2009)