Nesta sexta-feira (23/10), o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) receberá diretores de escolas das redes públicas municipais e estaduais de ensino do Rio Grande, os quais irão participar do encontro de lançamento do livro Planeta Água, organizado pelo Tecon Rio Grande. Na ocasião, exemplares da obra serão distribuídos para as bibliotecas das escolas rio-grandinas. Ao todo, serão doados cerca de 300 exemplares do livro Planeta Água, de Flávia Rossi. O evento é uma das iniciativas em sustentabilidade do Tecon, empresa do Grupo Wilson, Sons.
O encontro contará com uma palestra sobre a importância da água, a ser ministrada pelo diretor do Museu Oceanográfico da Furg, oceanólogo Lauro Barcellos. A intenção do evento é de fazer com que diretores multipliquem as informações sobre o assunto e apresente o livro aos seus alunos. Conforme as informações do Grupo Wilson, Sons, o investimento em cultura e sustentabilidade por meio da produção de livros é uma das linhas de investimento adotadas pela política de Responsabilidade Social do Grupo.
Desde 2003, a companhia já patrocinou seis obras sobre temas que têm impacto sobre as atividades de suas empresas. Em 2007, um Comitê Ambiental foi instituído na Wilson, Sons para estimular a elaboração de projetos e ações sociais e aprofundar o relacionamento com as comunidades nas quais a companhia atua.
O livro
A obra de Flávia Rossi se comunica diretamente com crianças e jovens através de um texto leve e acessível. O que chama atenção à primeira vista são as ilustrações do grafiteiro Marcelo Eco, que atrai pela qualidade e por captar a linguagem do público que o livro quer atingir. A mensagem central é fazer um alerta às crianças e aos jovens sobre como cuidar para que este bem não se esgote.
O livro mostra que a importância vai além do abastecimento e alcança a manutenção do meio ambiente, sobrevivência de animais, lazer e até com importância cultural e mitológica, trazendo lendas brasileiras onde a água é o pano de fundo. “Eu quero mostrar, com o livro, que a água não é só aquela que sai da nossa torneira, mas também é a água do mundo responsável pela vida em nosso planeta”, afirma Flávia Rossi.
(Jornal Agora, 22/10/2009)