A secretária do Meio Ambiente, Mara Núbia de Oliveira, recebeu na manhã desta quarta-feira (21/10), na sede da SMMA, a visita do coordenador operacional da Alpina Briggs, Jairo Rocha. A empresa, que atua na área de defesa ambiental e combate a derramamentos de petróleo e seus derivados, possui uma base operacional no Município que funciona desde 2003 na Transpetro.
Na oportunidade, o representante da empresa fez uma doação, para a secretaria, de sementes de Pau-brasil, árvore símbolo do País. Segundo a titular da SMMA, as sementes serão produzidas em viveiro para que possa ser dada continuidade às ações do Plano Diretor de Arborização Urbana do Município, cujo projeto piloto iniciou na última terça-feira, com a plantação de 340 mudas na praça principal do bairro Cohab IV.
Durante o encontro, Jairo Rocha também falou sobre o trabalho da empresa, que realiza treinamentos dentro dos padrões IMO (International Maritime Organization), sendo pioneira no curso de Formação de Agentes Ambientais Voluntários para comunidades. Colocou-se à disposição da prefeitura para a realização do curso no Município. A secretária, por sua vez, mostrou-se bastante interessada na iniciativa e irá encaminhar à Alpina Briggs uma carta-convite demonstrando a vontade do Executivo em firmar a parceria.
Conforme Mara Núbia, “este curso sem dúvida será importante na capacitação e qualificação de agentes voluntários para que possamos lidar, por exemplo, com um vazamento de petróleo”. A titular da SMMA, sugeriu ainda a participação, no curso, de secretarias municipais e da Defesa Civil, além de outros órgãos afins.
Na sequência, a secretária entregou ao representante da Alpina Briggs um relatório dos programas públicos de gestão ambiental existentes no Município. Ficou acertado novo encontro, com data a ser definida, para que sejam feitos ajustes e estreitadas as relações com a empresa para a viabilidade do curso.
(Jornal Agora, 22/10/2009)