Uma extensa programação acontece até o próximo dia 23, durante a III Semana da Água de Aceguá e a I Semana Microrregional da Água. Os eventos contam com a participação das cidades de Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Caçapava, Candiota, Hulha Negra e Aceguá.
De acordo com a chefe do escritório municipal da Emater de Aceguá, Elbia Barreto Marques, a semana tem por objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da água, para que eles sejam multiplicadores em suas famílias e na comunidade onde vivem. Ela explica que inúmeras atividades estarão sendo desenvolvidas até sexta-feira. Além das excursões as nascentes que são pontos turísticos, como o Paredão, Cachoeira da Mina, Arroio Valente e as margens do Rio Negro, em Espantoso, os alunos também estarão desenvolvendo trabalhos debatendo a preservação dos rios, a poluição entre outras questões de relevância sobre o assunto.
Programação diferenciada
A abertura aconteceu na última segunda-feira com a inauguração da I Mostra Fotográfica e Concurso de Fotografias. À tarde aconteceu a excursão de estudantes a fontes de água do município de Aceguá: Rio Jaguarão e Arroio da Mina (Cachoeira da Mina e Paredões). Hoje, continuam as atividades com o tema e a visita as fontes de água, agora no Rio Negro e Arroio Valente.
O ponto alto da programação acontece na próxima sexta-feira com o Seminário Regional da Água. O encontro acontece das 9h às 16h e deve reunir estudantes de todas as cidades participantes. “Água - Disponibilidade, Utilização e Sustentabilidade” é o tema da palestra do filósofo, advogado, natural de Aceguá, João Bosco Abero.
A promoção é da Emater/RS-Ascar-Escritório Municipal de Aceguá; apoio e suporte técnico do escritório Regional de Bagé. A iniciativa tem como parceiros a prefeitura de Aceguá, Conselho Municipal de Meio Ambiente, escolas municipais, estaduais e uruguaias de Aceguá, Jornal MINUANO e Jornal Manchete Rural.
(Jornal Minuano, 21/10/2009)