Janaína Kossmann, 4 anos, ainda não entende muito bem a ideia de que o mundo precisa ser mais verde. Para ela, tudo é cheio de muita cor e é isso que faz ele ser tão divertido. Porém, experimente perguntar à garotinha por que é que ela ajudou a plantar uma mudinha de ingá no pátio de sua escola, a de Educação Infantil Sinos de Belém, na manhã de ontem.
– Ela vai dar sombra, terá frutos e vai ajudar o ar a ficar mais limpinho – responde a menina.
Foi depois de aprender com as professoras a importância de preservar o ambiente, que mais de 70 alunos no turno da manhã da Sinos de Belém participaram de uma atividade especial. A escola ganhou nove mudas de árvores nativas para plantar no pátio.
A doação faz parte do projeto Mundo Verde, da Feisma 2009. Ao todo, 14 escolas municipais receberão as doações, que começaram ontem e terminam na sexta-feira. As inscrições para participar do projeto já acabaram. Cerca de 200 mudas, cultivadas no Viveiro Florestal da Universidade Federal de Santa Maria, estão sendo entregues.
A equipe da Feisma não faz só a doação das plantinhas. Amiga, a formiga mascote da feira, está fazendo questão de regar cada uma das mudinhas, e uma dupla de bolsistas do viveiro orienta as crianças sobre como deve ser feito o plantio delas. Ontem pela manhã, a criançada ficou eufórica ao ver a formigona ajudar na atividade.
Parcerias – Para desenvolver o projeto, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), organizadora da feira, conta com parcerias importantes: o Viveiro Florestal da UFSM, a 3ª Divisão de Exército (3ª DE), a Fundação Eny, a Gráfica e Editora Pallotti e a Secretaria Municipal de Educação.
Já que não é à toa que o verde é a cor da esperança, a ação desenvolvida entre os pequeninos também será levada aos adultos, na expectativa que eles também façam a sua parte. Quem for até a Feisma, que ocorrerá de 31 de outubro a 8 de novembro, poderá retirar mudas de plantas nativas e receber orientação sobre como plantá-las. Ao todo, serão distribuídas cerca de 35 mil mudas durante o evento.
(Por Marilice Daronco, Diário de Santa Maria, 21/10/2009)