Teatro de fantoche é mais uma estratégia adotada em Passo Fundo para difundir os cuidados com a natureza. A iniciativa é do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) que formou um grupo de teatro de fantoche com 16 alunos da turma extraclasse de educação ambiental do Ensino Médio do Colégio Tiradentes.
Os alunos fazem ensaios semanais e, a partir de novembro, começam as apresentações para as séries iniciais de escolas da área de abrangência do 3º BABM, no Planalto Médio. Conforme o capitão Paulo César de Carvalho, que coordena o grupo, esse é mais um projeto de educação ambiental não-formal para incrementar as atividades voltadas à conservação dos recursos naturais. "Levaremos o teatro de fantoche para crianças. Por meio do lúdico é mais fácil transmitir a mensagem de proteção ambiental do que com palestras", explica o capitão Carvalho.
Macaco, jacaré, cobra, cachorro, pássaro e árvore são alguns dos fantoches que aparecem no roteiro criado pelo sargento Eldecir Simor para falar de cuidados com fauna, flora, água e poluição. O texto também inclui saúde bucal e educação para o trânsito - e para isso tem um semáforo entre os fantoches.
O capitão Carvalho destaca que os alunos do extraclasse de educação ambiental do Colégio Tiradentes, com idade média de 14 anos, estão bastante empenhados no trabalho em favor de um meio ambiente equilibrado e sustentável. "Os jovens estão bem conscientes de sua parte nessa tarefa que é de todo cidadão, pois entre outros extraclasses o de educação ambiental foi o mais procurado no colégio. Os alunos atuam como Patrulheiros Ambientais junto aos colegas", destaca o capitão.
(Governo do RS, 21/10/2009)