O ensino federal gratuito teve mais um dia histórico ontem em Cachoeira do Sul, quando aconteceu a aula inaugural do curso técnico em biocombustível do Instituto Federal Farroupilha (IFF). O curso é o primeiro federal e com aulas presenciais que a cidade recebe, além de ser o único, por enquanto, descentralizado de seus campi.
O curso de Cachoeira é ligado à unidade do IFF de São Vicente do Sul e formará 35 alunos aptos a atuarem no processamento de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos. O estágio de todos os estudantes será no grupo Granol/Grandiesel, onde eles pretendem ser efetivados após a conclusão do curso que tem três semestres (1.560 horas) de aulas práticas e teóricas e mais estágio de 360 horas.
Até a formatura da turma que iniciou as aulas ontem, prevista para 2011, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) pretende conquistar um campus próprio do IFF. Para isto, oferecerá o complexo do extinto Patronato Agrícola Municipal, no distrito de Três Vendas. “Vamos pleitear cursos superiores do IFF, além de outras modalidades técnicas”, destaca a titular da Smed, Dulce Lopes. O pedido de um campi do IFF será encaminhado ainda neste mês pelo prefeito Sérgio Ghignatti. A solicitação será feita pessoalmente na próxima viagem dele a Brasília (DF).
Férias
As aulas do IFF acontecerão na Ulbra/Cachoeira de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30min, e nos sábados, das 8h às 11h. Em janeiro e fevereiro, quando a universidade estiver em férias, a Smed pretende usar uma sala de alguma escola municipal para adiantar os estudos. Além de uma sala de aula, a Ulbra cedeu seus laboratórios de química para serem utilizados pelos estudantes do IFF.
(Jornal do Povo, 20/10/2009)