O 3º Grito dos Excluídos de Canoas, no próximo dia 30, na área central da cidade, terá a inclusão do Quilombo Chácara das Rosas como ponto de chegada do roteiro.
O evento é uma das maiores mobilizações populares do país. A titular da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial, Maria Aparecida Lima, lembra a importância da integração, que tem envolvido vários gestores municipais. ''Há vários meses a prefeitura criou um grupo de gestão integrada, que tem organizado ações no sentido de propiciar melhores condições de vida às famílias que aqui residem'', explica.
A concentração para a saída do 3º Grito dos Excluídos ocorrerá às 14h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, com previsão de chegada às 15h no quilombo. ''Queremos somar e celebrar com a comunidade'', declara frei Wilson, um dos mentores e organizadores do evento, referindo-se à conquista da titulação da área junto ao Incra. A iniciativa é organizada há 15 anos por pastorais sociais da igreja católica, organizações e movimentos sociais.
(Correio do Povo, 20/10/2009)