Diversos desafios foram apontados no 2º Seminário da Cana-de-Açúcar, Álcool e Etanol - Modelos de Produção e Produção de Modelos para o RS, promovido pela Assembleia Legislativa, através da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável. Entre eles, está a implantação da cultura da cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul para que o Estado atinja autosuficiência na produção de álcool e etanol.
O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Edson Brum (PMDB), foi mediador de um dos debates, no qual contou com a participação de Nestor Bonfanti (FETAG/RS), Pe. Francisco José Wobato (Cooperger), Junico Antunes (Alsol), Romário Rossetto (Cooperbio), Roberbal Raimundo Carvalho (Norobios) e Gildo Bratz (Coopercana).
Para o parlamentar, a discussão do tema servirá para que o Estado possa produzir a energia que consome, gerando emprego e renda. “Precisamos convencer o governo Federal a incluir no zoneamento agroecológico em 87 municípios excluídos, porque, desta maneira, o RS poderá tornar-se auto-suficiente na produção do combustível”. Ele reitera a importância de políticas públicas para viabilizar a implantação da nova matriz produtiva e energética. Outro fator apontado no encontro foi a necessidade de redução do custo de produção e desenvolvimento de equipamentos para o setor.
(Por Mauro Moraes, Ascom AL-RS, 19/10/2009)