Os indígenas da etnia Kayapós enviaram uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo que ele realize audiências públicas para explicar aos índios o projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Eles querem ter garantias de que não serão prejudicados com a degradação do meio ambiente, já que dependem da floresta para subsistirem.
O documento explica que os povos indígenas têm sido os guardiões da defesa do meio ambiente, da biodiversidade e dos ecossistemas, e pede uma "audiência pública para os povos indígenas melhor entenderem essa situação. Estamos temerários que seremos então prejudicados".
Os índios também comentam a declaração do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, que afirmou em matéria para o G1, no dia 29 de setembro, que via "forças demoníacas" puxando o país para baixo. Os Kayapós pedem que o ministro entenda melhor a situação dos índios.
Eles alegam na carta que não são possuem uma "opinião antagônica com a questão, mas que forçam o desejo de que o empreendimento não venha destruir os ecossistemas e a biodiversidade que milenarmente cuidamos e ainda pudemos preservar".
Leia a carta na íntegra.
(Amazonia.org.br, 19/10/2009)