Fazer do Edifício Intendente José Montaury uma unidade de referência e motivação para os demais órgãos da prefeitura, no que se refere à coleta seletiva de resíduos sólidos, é um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Administração para 2010. O anúncio foi feito pela titular da pasta, Sonia Vaz Pinto, em reunião com os setores que irão viabilizar o projeto: Gerência de Acompanhamento Funcional - GEAF (capacitação); Escola de Gestão Pública - EGP (treinamento); Assessoria de Comunicação - Assecom (comunicação e divulgação) e Case – (logística). A iniciativa também conta com o apoio dos Departamentos de Água e Esgoto (Dmae) e de Limpeza Urbana (DMLU) na orientação e assessoramento.
A secretária informou que as principais metas são destinar 100% do lixo seco para a coleta de lixo seletivo até dezembro de 2009, capacitar 95% dos usuários que trabalham no prédio Intendente José Montaury até o final do 1º semestre de 2010 e separar 90% do resíduo produzido no edifício até dezembro de 2010. “Queremos estabelecer a cultura da consciência ecológica sustentável, por meio da capacitação e conscientização dos nossos colaboradores. Além de melhorar o ambiente de trabalho, vamos contribuir para a redução da pressão de resíduos destinados aos aterros sanitários e para a geração de renda nos galpões de reciclagem inseridos no projeto da prefeitura”, destacou.
Vinculada ao Programa Gestão Total, a iniciativa visa promover a criação da consciência ecológica dos usuários do prédio, assegurar a correta destinação dos resíduos gerados e integrar o prédio à política de aproveitamento e proteção ambiental sustentável do Município.
(Prefeitura de Porto Alegre, 19/10/2009)