Com a conclusão da pintura do Viaduto Mendes Ribeiro no próximo mês, a prefeitura de Porto Alegre entrega o décimo viaduto protegido contra pichações na cidade. Até o ano que vem, R$ 1,1 milhão deverão ser investidos no projeto, que desde 2007 deixa mais limpa a Capital.
Prevendo inicialmente a proteção de 10 viadutos, o projeto será finalizado, em 2010, com a pintura de 12, além das pontes sobre o Arroio Dilúvio, na Avenida Ipiranga.
– A relação custo-benefício mostrou-se vantajosa, e resolvemos ampliar o número de viadutos protegidos – justifica o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks.
Com uma durabilidade de cinco anos, a pintura antipichação protege os viadutos da ação dos vândalos pois não permite que a tinta penetre na superfície. Após uma limpeza com água ou solvente, a sujeira é retirada e a obra é restaurada sem prejuízo à pintura original.
Em pouco mais de dois anos, o DMLU já executou 83 restaurações em obras e monumentos pichados. Até o fim do ano, o departamento prevê que cem ações sejam realizadas.
Porto Alegre virou referência em ações contra pichação. Além do interesse de outras cidades brasileiras no projeto, Moncks destaca a visita de um grupo italiano à Capital, que pretende implantá-lo no Vaticano.
O disque-pichação, no telefone 153, recebe denúncias de vandalismo.
O trabalho
O QUE JÁ FOI PROTEGIDO
- Viaduto Dom Pedro I
- Viaduto Açorianos
- Viaduto Tiradentes
- Viaduto Loureiro da Silva
- Viaduto Conceição
- Viaduto Obirici
- Viaduto Jayme Caetano Braun
- Viaduto Imperatriz Leopoldina
- Viaduto Ildo Menegheti
- Pontes da Avenida Ipiranga
O QUE ESTÁ EM ANDAMENTO
- Viaduto Mendes Ribeiro
- Viaduto José Eduardo Utzig
(Zero Hora, 19/10/2009)