É o trabalho em equipe que torna Teutônia, no Vale do Taquari, especial quando o assunto é consciência ambiental. Em diferentes locais do município de 27 mil habitantes, a população se une para reduzir os danos da poluição. Lançado pelo município, o projeto de coleta de óleo de cozinha ganhou reforço quando alunos da Escola Municipal Teobaldo Closs criaram o mascote Azeitinho e compuseram um rap.
Quem entra no Centro encontra bolas gigantes produzidas com garrafas pet. Em breve, os enfeites vão ganhar as ruas, dando um colorido especial à cidade no Natal. Além de uma central para reciclagem, o local é uma alternativa de trabalho. Diana Koehler, 52 anos, uma das oficineiras, trabalha com o filho Cainã Koehler, 13 anos.
– Muitos encontram no artesanato uma nova forma de renda e de ocupação. Poder ajudar os outros é muito recompensador – conta Diana.
Os resultados do trabalho em conjunto também aparecem em outros lugares. Em maio, a prefeitura recebeu o Selo de Carbono Neutro, como reconhecimento à neutralização da emissão de gases de efeito estufa. A meta é reduzir, ao máximo, a emissão do gás carbônico no município.
Carbono Neutro
- O selo foi concedido a Teutônia, em maio, pela empresa Max Ambiental, de São Paulo. Após um levantamento do volume de emissão de gás carbônico em todas as atividades realizadas pela prefeitura, foram plantadas 500 mudas de árvores no município.
- A marca é destinada a empresas, produtos, serviços, ações, instalações ou eventos que tiverem seu volume de emissões de gases de efeito estufa neutralizados.
(Zero Hora, 19/10/2009)