Há duas novidades no Projeto Eteno (PE) Verde da Braskem, denominação da primeira fábrica do mundo de polietileno ''verde'', em obras no Polo Petroquímico de Triunfo, para produzir a matéria-prima do plástico a partir de fonte 100% renovável: o etanol da cana. A primeira delas é a antecipação da partida (operação) para o último trimestre de 2010. Até então a previsão era para o 1o trimestre de 2011. A segunda é que já foram executados mais de 50% das obras físicas.
Bom andamento nas licitações e contratações garantiram velocidade na aquisição de equipamentos, explica o responsável pelo empreendimento da PE Verde, Sérgio Gomes. Já foram adquiridos mais de 95% dos materiais: compressores, bombas, motores, trocadores de calor, vasos de pressão, cabos elétricos, estruturas metálicas e outros componentes. As obras civis empregam hoje 780 pessoas (um terço reside em Triunfo).
Uma vez antecipada a partida, a PE Verde, cujo investimento é de R$ 500 milhões, poderá entrar em operação comercial ainda em 2010. A capacidade de produção do polietileno verde (não tem cor verde mas é sintetizado da cana) foi projetada para 200 mil t/ano. O projeto de engenharia termina em março, quando será aplicado, com todo o seu detalhamento, na estrutura da PE Verde. A montagem deve ser concluída em agosto. O ineditismo da PE Verde é retirar a petroquímica no fornecimento da matéria-prima – até então era a nafta. Com a obtenção do biopolietileno a partir da desidratação do etanol da cana-de-açúcar, há maior absorção do dióxido de carbono, CO2. Isto reduz o chamado efeito estufa.
(Por Heron Vidal, Correio do Povo, 19/10/2009)