Autoridades do Estado de Queensland, no nordeste da Austrália, declararam neste sábado estado de emergência em partes da região central do país devido à expansão dos incêndios que já danificaram imóveis e obrigaram dezenas de pessoas a deixarem suas casas.
O Corpo de Bombeiros trabalha para controlar outros incêndios no Estado de Nova Gales do Sul, que faz fronteira com o de Queensland ao sul, segundo a rede de TV ABC. A cidade de Lakes Creek é a que registra maiores danos. Lá, dezenas de bombeiros e voluntários tentam conter as chamas, que destruíram várias casas e automóveis.
Quase 600 bombeiros participam das tarefas de extinção dos cerca de 50 incêndios em Queensland e dos 20 detectados em Nova Gales do Sul, assim como em outras áreas do oeste e do norte da Austrália.
Os incêndios florestais começaram no início desta semana no leste e no sul da Austrália, antes da chegada do verão. O dia 7 de fevereiro deste ano ficou conhecido como o "Sábado Negro", quando incêndios no Estado de Victoria deixaram 173 mortos e destruíram cidades inteiras.
Na ocasião, cerca de 80 cidades foram afetadas pelo fogo. Mais de duas mil casas foram destruídas e 455 mil hectares de terras foram arrasados pelo incêndio, em uma das maiores tragédias da história da Austrália.
(Fonte: Efe / Folha Online / AmbienteBrasil, 19/10/2009)