Danos foram severos numa faixa bem delimitada no interior de Pontão
A MetSul Meteorologia confirma que um tornado atingiu o interior do município de Pontão, Norte do Estado, no final da tarde de quarta-feira.
Em entrevista ao caderno Cidades do Correio do Povo, o prefeito Delmar Máximo Zambiasi disse que os moradores de Pontão, pelo menos nas últimas décadas, ainda não tinham presenciado um temporal tão intenso. ''Parecia um tornado ou tufão'', descreveu o prefeito no dia de ontem. Tufão não poderia ser por ocorrer apenas na Ásia e ser um furacão (fenômeno de centenas de quilômetros), mas estava correto na sua suspeita de tornado.
De acordo com informações das autoridades locais, o fenômeno atingiu uma faixa de 300 a 400 metros de largura, atravessando o município e deixando um rastro de destruição. Além das casas destelhadas total ou parcialmente, algumas ficaram completamente destruídas. O tornado destruiu residências novas de alvenaria, sobrando somente o piso.
Apesar disso, não houve feridos. As mesmas áreas de instabilidade provocaram violentos temporais em Santa Catarina e no Paraná, inclusive com outras ocorrências de tornado, sobretudo no território paranaense. Pela análise dos danos feita pela MetSul é provável que o vento tenha ficado perto ou mesmo atingido a marca de 200 km/h em alguns pontos do interior de Portão. Numa das imagens que mais impressionou, a grama estava toda orientada para uma mesma direção como tivesse passado um rolo compressor.
(Por Eugenio Hackbart, Correio do Povo, 16/10/2009)