O Detran-RS recebe até terça-feira (20/10) propostas de empresas interessadas em transportar, triturar e reciclar sucatas e materiais inservíveis dos pátios da empresa Atento, onde estão depositados 5,2 mil veículos. A medida será adotada devido à determinação judicial de esvaziamento das áreas.
A decisão se deve ao elevado custo que a guarda e o translado desses veículos geram ao erário, aspectos relativos à saúde pública, segurança e meio ambiente, bem como ao fato de a maioria dos veículos não dispor de condições técnicas para voltar à circulação. Haverá necessidade de descaracterização total das sucatas mediante processo industrial sem a retirada de peças e acessórios, recolhimento de resíduos e fluidos e reciclagem completa dos materiais.
O Detran-RS proíbe o aproveitamento de componentes e peças para outra finalidade que não a transformação em produto reciclado. A trituração deverá ocorrer do dia 22 até 1O de novembro. Os cerca de 2 mil veículos em condições de voltar à circulação irão para outro depósito. Os que tiverem chassis ou monobloco comprometidos em termos de segurança ou não tiverem sinais identificadores serão triturados. Muitos dos carros têm preço de mercado inferior ao devido com multas e diárias de permanência no depósito.
(Por Mateus Bruxel, Correio do Povo, 17/10/2009)