Um grupo de 35 crianças irá desenvolver atividades de preservação ambiental no município de Carazinho, a partir de curso do programa de Patrulheiro Ambiental Mirim, criado pela Brigada Militar por meio do Comando Ambiental da BM. A iniciativa terá início nesta terça-feira (20/10) e o lançamento do programa foi realizado na tarde da última quinta-feira, reunindo familiares e alunos de 4a a 6a série do Colégio Sinodal Rui Barbosa, que integram a primeira turma a ser formada pelo programa.
Conforme o sargento Roberto Carlos Grespan, comandante do 2º Grupo de Policiamento Ambiental, com sede em Carazinho, o objetivo do Patrulheiro Mirim é estimular os participantes a adotar práticas e comportamentos de preservação ambiental, contribuindo na melhoria da qualidade de vida da comunidade. O sargento destaca que, a partir da conscientização de crianças e adolescentes para o debate sobre os cuidados com o meio ambiente, eles se transformam em multiplicadores das ações preventivas.
A iniciativa busca possibilitar também a participação voluntária em atividades de proteção ambiental. O Patrulheiro Ambiental Mirim utilizará como livro-base a Cartilha do Patrulheiro Ambiental, onde constam os conceitos e questões básicos sobre a temática ambiental a serem trabalhados com os novos patrulheiros ambientais.
Serão realizados nove encontros semanais e a idade dos participantes varia entre 9 e 13 anos. Nas aulas, serão repassadas informações para que os participantes identifiquem as condições ambientais do município e transmitam a consciência da preservação da natureza. ''Em um futuro próximo, um número cada vez maior de pessoas terá participado do programa, formando uma legião de parceiros na defesa do meio ambiente'', projeta o sargento.
Estão previstas visitas a locais onde possam ser identificadas ações de degradação e de preservação ambiental, para que os integrantes desenvolvam sua própria avaliação sobre a necessidade de preservar.
(Correio do Povo, 17/10/2009)