Os membros do governo das Maldivas, com roupas de mergulho, prepararam nesta sexta-feira (16/10) uma reunião ministerial debaixo d'água, com o objetivo de chamar a atenção para o aquecimento global, que afeta o arquipélago do Oceano Índico.
Os ministros treinaram mergulho a seis metros de profundidade perto da ilha de Girifushi, a 25 minutos de barco da capital do arquipélago, Male, explicou a coordenadora do evento, Aminath Shauna. "Está tudo pronto e estamos preparados para a reunião ministerial de sábado", declarou.
Para a reunião subaquática, o governo instalou uma mesa em forma de ferradura no fundo do mar. Os ministros poderão trocar opiniões por meio de quadros brancos e com a linguagem dos sinais.
Dos 14 membros do Executivo, apenas três ministros não participarão do evento submarino, dois deles por razões médicas. O terceiro está na Europa. Segundo fontes do governo, a ideia partiu do presidente do país, Mohamed Nasheed. Uma elevação do nível do mar de apenas um metro inundaria quase totalmente o recife de corais integrado por 1.192 ilhas deste luxuoso destino turístico.
(France Presse / Folha Online, 16/10/2009)