A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está desenvolvendo várias ações na localidade do Povo Novo e no bairro Aeroporto, com o objetivo de coibir a disseminação do Aedes aegypti. No final do mês passado, dois focos do vetor foram encontrados naquelas localidades. Com o objetivo de prestar informações à população e de ouvir suas sugestões, a Vigilância Ambiental em Saúde e a Estratégia Saúde da Família (ESF) realizaram uma palestra na tarde de terça-feira, 13, na Unidade Básica de Saúde do Aeroporto. Como poucos moradores compareceram ao local no horário marcado, os agentes da ESF daquela área, devem agendar outro dia, visando a mobilizar um número maior de pessoas.
Ontem, pela manhã, a equipe da Vigilância Ambiental teve encontro com a direção da Escola Alfredo Ferreira Rodrigues, no Povo Novo, com o objetivo de construir estratégias para mobilizar a comunidade escolar na prevenção da dengue. À tarde, a partir das 16h, a Vigilância Ambiental repassou aos professores e direção da Escola Zenir de Souza Braga, no Aeroporto, informações sobre o vetor e a doença. Também ontem, agentes da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde atuaram junto à Vigilância Ambiental da SMS na delimitação de foco no Povo Novo.
Segundo a diretora da Unidade de Zoonoses e Vetores, Elisabeth Estima, o trabalho visa a impedir a disseminação do mosquito naquela área. Para garantir que isto aconteça, os agentes procuram novos focos do vetor, eliminam possíveis criadouros através da retirada mecânica ou por tratamento químico com larvicidas. Para esta quinta-feira, 15, às 13h30min, o encontro será com a comunidade da localidade do Povo Novo. A reunião será realizada na Unidade Básica de Saúde daquela localidade.
A previsão para o término da visitação dos imóveis localizados nas áreas onde foram encontrados os focos é de até os próximos dias 20 (Povo Novo) e 30 (Aeroporto). Porém, as condições climáticas podem interferir nestes prazos.
Outras ações
Servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) já recolheram pneus velhos das borracharias localizadas na área de delimitação de foco no Povo Novo, encaminhando-os para o Ponto de Coleta (Ecoponto) onde ficarão guardados até o recolhimento pela Reciclanip, por meio de convênio firmado entre a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos e a Prefeitura do Rio Grande. Além disso, a SMSU e a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) já providenciaram mutirão de limpeza nas ruas localizadas nas áreas dos focos.
Ainda neste mês, especificamente no dia 20, serão repassados aos coordenadores das unidades da ESF, informações sobre a doença e sua prevenção, e no dia 22, às 13h30min, acontece reunião com o Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue. No dia seguinte, a Vigilância Ambiental estará reunida para fazer o balanço de todas as atividades realizadas nestas duas delimitações de focos.
(Jornal Agora, 16/10/2009)