Para ensinar educação ambiental às crianças de Marau, no norte do Estado, um grupo de estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu o desafio de animar personagens que só existiam no papel. Marausinho, Reciclinho e Nina formam um trio que percorre o leito do Rio Marau, recolhendo o lixo e discutindo práticas conscientes de preservação. Reciclinho, que já era conhecido da população como a estrela do programa de reciclagem da prefeitura e ganhou o reforço dos dois novos amigos no combate à poluição.
– Nós não tínhamos ferramentas interessantes para levar à sala de aula. Por isso, tivemos a ideia de fazer um desenho animado direcionado às crianças – conta Silviani Teixeira Poma, 41 anos, diretora do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura de Marau.
A dificuldade era dar vida aos personagens, tarefa executada pela UPF Virtual, que trabalha com educação à distância. Assim que recebeu o pedido, a professora Ana Carolina Bertoletti De Marchi, coordenadora do núcleo, iniciou um estudo com alunos de Ciências da Computação e Design. Afonso Alban, 18 anos, estudante foi um dos participantes do projeto. Com o colega Vinícius Cerbaro, 20 anos, e com a aluna de Design Helisa Frandoloso, 19 anos, debruçou-se em desenhos, pranchetas e animações e mergulhou de cabeça no mundo da animação. Foram quatro meses de dedicação.
– Assisti a muito desenho neste período – conta Alban.
As crianças aprovaram o trabalho. Em cinco minutos e meio de exibição, o trio dá dicas de cuidados com o ambiente, educa e alegra. Depois da estreia na produção de desenhos animados, a equipe da UPF já planeja novos projetos de animação.
(Por Leandro Belles, Zero Hora, 16/10/2009)